top of page

                Reabilitação oral

 

                Por motivos diversos como a cárie, doença periodontal e traumatismo muitas pessoas podem ter seus dentes perdidos. A falta de dentes pode trazer ao indivíduo prejuízo quanto a dificuldade de mastigação e questões estéticas. É importante salientar que, ao longo do tempo, a falta de dentes na boca pode comprometer os dentes remanescentes, a musculatura e as aticulções da boca uma vez que estas irão trabalhar em sobrecarga.

               Um indivíduo adulto possue 32 dentes na boca. Se por motivos diversos esse indivíduo vier a perder metade de seus dentes e possuir somente 16 dentes então esses dentes remanescentes terão que suportar o dobro dos esforços de mastigação aumentando por exemplo o risco de fratura nesses dentes. Da mesma forma com que usamos duas pernas para andar também a maneira correta de se mastigar é com os dois lados da boca. Tecnicamente essa condição é chamanda de oclusão bilateral. Se um indivíduo perde muitos de um lado da boca ele será obrigado a mastigar com o outro lado. Isso sobrecarregará não somente os dentes de um lado da boca mas também a musculatura da mastigação e a articulação dos óssos daquele lado da boca.

                Atravé da reposição dos dentes perdidos, pela reabilitação oral, podemos poderemos diminuir os malefícios acima citados causados pela falta de dentes. Muitas são as maneiras de se fazer isso.  A reabilitação oral pode ser dividida em dois campos principais: rebilitação com próteses convencionais e reabilitação com próteses sobre implante. Entre alguns exemplos de próteses convencionais podemos citar a prótese parcial fixa (PPF), a prótese parcial removível (PPR) e a prótese total (PT). Quanto as próteses sobre implante podemos citar a prótese tipo "protocólo de branemark", a protese "overdenture" e a reabilitação de segmentos edêntulos com prótese sobre implante.

              Sabemos que existe muitas duvidas a respeito desse assunto. Meu organismo pode rejeitar o implante? Quantos implante preciso colocar na minha boca? O que é, para que serve e como se faz o enxerto ósseo?

              Nas subpáginas do item reabilitação oral, você irá encontrar mais informções sobre o assunto

 

 

bottom of page